top of page
Sejam
bem-vindos

Nossa história

O Recanto Feliz São Francisco de Assis surgiu como um espaço alegre e cheio de vida para o acolhimento de mulheres idosas. Tudo começou em meados de 1970, quando um grupo de amigas − Glorinha Melo Lima, Maria Antonieta Salles Ferreira, Diva Antonini Coscarelli e Jacira Fonseca − reuniu-se em prol de um mesmo objetivo: doar tempo e trabalho para os mais necessitados.

 

Inicialmente, confeccionavam enxovais e doavam à Santa Casa de Misericórdia, asilos e creches de Belo Horizonte. Em 1971, uma senhora carioca que se integrou ao grupo, trouxe informações sobre o movimento acefista do Rio de Janeiro e lançou a ideia deste trabalho fazer parte do movimento em Belo Horizonte. A partir daí, o grupo trabalhou com muito entusiasmo, em caráter experimental, para em 10 de junho de1972 oficializar a Associação Cristã Feminina YWCA/BH.

 

O ideal ganhou corpo e força, fazendo surgir a vontade de ter uma própria casa para acolher idosas. Para isso, era preciso criar um meio de gerar renda. Com muita dedicação, as associadas inauguraram, em novembro de 1973, o primeiro bazar de trabalhos manuais, conhecido como “Bazar Tecendo Sonhos”, que se perdura até os dias de hoje. Em 1982, o grupo conseguiu adquirir uma casa, na região oeste de BH, onde o lar foi fundado e recebeu o nome de Recanto Feliz São Francisco de Assis.

Quem Somos

A Associação Cristã Feminina

A Associação Cristã Feminina é uma organização sem fins lucrativos, com alcance mundial. O movimento feminino nasceu na Inglaterra, em 1855, e chegou ao Brasil, em 1920, com o intuito de atender as necessidades de mulheres em situação de vulnerabilidade social, sem discriminação de raça, nacionalidade ou crença religiosa.

Para alcançar este objetivo, a associação mantém programas que visam atender as necessidades de cada comunidade, onde está localizada. Em Belo Horizonte, a ACF preocupa-se com a mulher idosa por meio do trabalho desenvolvido pelo Recanto Feliz São Francisco de Assis.

 

O recanto FELIZ

O Recanto Feliz tem capacidade de atendimento integral a 20 idosas, visando uma melhor integração social e um processo de envelhecimento saudável, com alento, profissionalismo, respeito e dignidade.

 

Para isso, promovemos o empoderamento de nossas residentes por meio de diferentes ações:

 

• Inserção de animais no convívio com as idosas.

• Oficinas de artesanato promovidas por voluntários e equipe técnica: pintura, colagem, confecção de flores, crochê, tricô e bordados.

• Atividades religiosas.

• Sala de informática.

• Atividades físicas.

• Festas em datas comemorativas.

• Apresentações artísticas.

• Baile mensal, realizado por voluntários do grupo Anjos da Dança.

• Passeios externos.

• Avaliações médicas.

• Serviço diário de Enfermagem.

• Fisioterapia.

• Atendimento psicológico e assistência social.

Equipe

DIRETORIA

Presidente

 Júnia Maria Melo Lima Cotralha Afonso

 

Vice-presidentes

Cláudia Maria Figueiredo Santos

Letícia Coscarelli de Abreu e Silva

1ª tesoureira

Rosani Freitas de Oliveira Cunha

2ª tesoureira

Cristina Maria Carvalho Silva de Souza Pinto

 

Secretária Executiva 

Aline Cristina de Almeida Freitas

Conselho Fiscal 

Franciele Carolina Barbosa

Jacqueline Amorim

Equipe Técnica

 

Coordenadora: Lúcia Helena de Paula

Assistente social: Helenice Madalena Batista

Psicóloga: Andréia Ribeiro Cunha de Paulo

Médico geriatra: Mauro Leduc

NOSSA MISSÃO

Cuidar de idosas em situação de vulnerabilidade social com amor, carinho, respeito e profissionalismo, visando promover uma melhoria da qualidade de vida.

Parceiros

parceiros

CeMAIS-POLICROMIA-VERMELHO.png
mesa_sesc_cor.png
SERVAS.png
bottom of page