

Seja
bem-vindos
Nossa história
O Recanto Feliz São Francisco de Assis surgiu como um espaço alegre e cheio de vida para o acolhimento de mulheres idosas. Tudo começou em meados de 1970, quando um grupo de amigas − Glorinha Melo Lima, Maria Antonieta Salles Ferreira, Diva Antonini Coscarelli e Jacira Fonseca − reuniu-se em prol de um mesmo objetivo: doar tempo e trabalho para os mais necessitados.
Inicialmente, confeccionavam enxovais e doavam à Santa Casa de Misericórdia, asilos e creches de Belo Horizonte. Em 1971, uma senhora carioca que se integrou ao grupo, trouxe informações sobre o movimento acefista do Rio de Janeiro e lançou a ideia deste trabalho fazer parte do movimento em Belo Horizonte. A partir daí, o grupo trabalhou com muito entusiasmo, em caráter experimental, para em 10 de junho de1972 oficializar a Associação Cristã Feminina YWCA/BH.
O ideal ganhou corpo e força, fazendo surgir a vontade de ter uma própria casa para acolher idosas. Para isso, era preciso criar um meio de gerar renda. Com muita dedicação, as associadas inauguraram, em novembro de 1973, o primeiro bazar de trabalhos manuais, conhecido como “Bazar Tecendo Sonhos”, que se perdura até os dias de hoje. Em 1982, o grupo conseguiu adquirir uma casa, na região oeste de BH, onde o lar foi fundado e recebeu o nome de Recanto Feliz São Francisco de Assis.
A Associação Cristã Feminina
A Associação Cristã Feminina é uma organização sem fins lucrativos, com alcance mundial. O movimento feminino nasceu na Inglaterra, em 1855, e chegou ao Brasil, em 1920, com o intuito de atender as necessidades de mulheres em situação de vulnerabilidade social, sem discriminação de raça, nacionalidade ou crença religiosa.
Para alcançar este objetivo, a associação mantém programas que visam atender as necessidades de cada comunidade, onde está localizada. Em Belo Horizonte, a ACF preocupa-se com a mulher idosa por meio do trabalho desenvolvido pelo Recanto Feliz São Francisco de Assis.
O recanto
Atualmente, o Recanto Feliz oferece um atendimento integral a 20 idosas, visando uma melhor integração social e um processo de envelhecimento saudável, com alento, profissionalismo, respeito e dignidade.
Para isso, promovemos o empoderamento de nossas residentes por meio de diferentes ações: • Inserção de animais no convívio com as idosas.
• Oficinas de artesanato promovidas por voluntários e equipe técnica: pintura, colagem, confecção de flores, crochê, tricô e bordados.
• Atividades religiosas.
• Sala de informática.
• Atividades físicas.
• Festas em datas comemorativas.
• Apresentações artísticas.
• Baile mensal, realizado por voluntários do grupo Anjos da Dança.
• Passeios externos.
• Avaliações médicas.
• Serviço diário de Enfermagem.
• Fisioterapia.
• Atendimento psicológico e assistência social.
DIRETORIA
Presidente: Rosâni Freitas de Oliveira Cunha
Vice-presidentes: Diva Antonini Coscarelli
Denise Maria Meira Feitosa
1ª tesoureira: Júnia Maria Melo Lima Cotralha Afonso
2ª tesoureira: Patricia Rocha Fernandes Lima
1ª secretária: Cristina Maria Carvalho Silva de Souza Pinto
2ª secretária: Cristiana Guimarães Mendes Machado
Secretária executiva: Angélica Pimental Araújo
Conselho Fiscal
Liliane Figueiredo Lamego
Patrícia Rocha Fernandes Lima
Equipe Técnica
Coordenadora: Lúcia Helena de Paula
Assistente social: Beatriz Azevedo
Psicóloga: Jussane de Andrade Silva
Médico geriatra: Mauro Seduc
parceiros


